Meu Perfil

Edélcio José de Camargo Ipanema (Céu)
Nasc. 30 / 04 / 1975
Sorocaba SP Brasil

Ola meu nome é Edélcio José de Camargo Ipanema (Céu), sou desenhista autodidata e tudo começou quando eu tinha 4 anos de idade , via meu pai lendo os famosos bolse livro , livros de bang bang com ilustrações de cowboys e índios nas capas e por dentro letras , confesso que das letras eu não entendia nada mas a ilustração era um caso a parte.
Olhava meu pai no dia de folga lendo e as vezes desenhando índios e xerifes, pois nesta época tinham os famosos seriados , Chaparal, Laramo , James West, Bonanza. Meu pai trabalha como Pintor de paredes , pintura residencial e quando ele chegava eu pedia para ele me ensinar a desenhar os índios e xerifes , mas o que mais me chamava atenção eram os Super Heróis, pois muitas vezes eu via meu pai tentando fazer e copiar um dos primeiros heróis em HQ o Fantasma.
No começo não saia lá grande coisa, eu queria que ficasse igual, mas que nada, como uma criança de 4 anos pode ter uma percepção de enxergar coisas como um adulto, deixei os heróis e peguei a turma da Mônica pois os traços são simples e de mais fácil aprendizado , copiava tudo da turma desde Bidú até Horácio e Penadinho , depois pulei para a Disney com Mickey e sua turma.
Aos poucos fui desenvolvendo varias técnicas e traços , comecei a pegar desenhos mais complicados , esse tempo durou 9 anos de aprendizado.
Na escola o meu caderno de caligrafia era só na capa, pois por dentro só desenhos, quantas vezes levava bronca na escola e em casa , com o tempo comecei a desenhar também na letra fazendo com que ficasse mais bonita. Na primeira série minha professora até falou para minha mãe que se eles pudessem que investissem em mim , como sendo que meu pai era pintor e ganhava pouco e minha mãe doméstica como iriam pagar um curso que são caríssimos.
Na 4ª série participei de um concurso e ganhei uma bolsa de estudos na Casa da Cultura Grande Otelo para aprender desenho e ganhei também um cursos de pintura com o Professor Jeona J. Santos hoje muito conhecido na época ele também batalhava muito com arte e fiquei estudando com ele um ano e não pude continuar porque não tinha condições, pois o material alem de caro eram inacessíveis a mim. Aprendi muita coisa através da observação, aprendi com andarilhos, artistas de rua , mas via que nesse caminho faltava algo, conhecimento e técnica apurada, comecei a freqüentar livrarias caçando livros de arte , pintura e desenho, mas o problema do autodidata é a luta insaciável por conhecimento , procurei varias escolas e muitas vezes fui mal atendido , procurei não para dar aula e sim para me aperfeiçoar , mas mesmo assim não me atenderam inclusive em uma escola a professora chegou a tirar o papel da minha mão dizendo que na escola cada um tinha seu material , sai chateado e pensei comigo, ninguém dá uma pedrada em uma arvore com seus frutos verdes e sim maduros, daí pude compreender que nessas escolas esses professores só estavam enganando os alunos e uma pessoa que conhecia varias técnicas não se deixaria levar por elas. Comecei a estudar de tudo em se tratando de desenho, desde cartoon até realista e em pouco tempo já desenhava como os grandes mestres dos quadrinhos , foi nessa época que conheci Hermes Tadeu, um grande desenhista e uma boa pessoa, mas o destino não permitiu que desenhássemos juntos , assisti uma de suas aulas e gostei muito , inclusive tenho o desenho feito por mim nesse curso.
Em 2002 conheci o professor Emerson , desenhista do Asterix da Disney, trocamos idéias no ramo do desenho e outros como Bira e Reinaldo, mas sempre como autodidata.
Nos últimos anos procurei entrar em concursos de cartoon e caricatura, participei de vários onde tive contato com seu Durval pai de Hermes, fizemos uma super amizade considero ele uma grande pessoa, pois ele me deu muitos conselhos , ele tem algo em comum comigo pois ele também é autodidata e desenha muito bem , imagine até me deu umas dicas.
Os últimos cursos que eu fiz foram por correspondência , engraçado das 30 lições que foram passadas para mim só não sabia 4 mas fazer o que a partir do momento que já começou a fazer não pode parar, o engraçado deste curso é que minhas lições levaram nota 9 não 10 , pois os professores mandaram lições já conhecidas e ficaram espantados com o grau de aprendizado, inclusive alguns dos desenhos estão expostos nesse instituto como pérolas dos alunos que por lá passaram, procurei varias escolas e órgãos públicos mas muitos não deram atenção aos meus projetos, tiveram alguns políticos que se interessaram mas logo vi que era um jeito de fazer política e usarem o projeto como campanha eleitoral.
Sou uma pessoa que procura dar o melhor de mim. Procuro sempre estar estudando e aperfeiçoando na área artística e logo em breve fazer uma faculdade de arte para que meus projetos ao longo de minha vida possam ter mais consistência.
Agradeço tudo que eu sou primeiramente a Deus e a meu pai José Benedito de Camargo Ipanema e minha mãe Aparecida Maria Alves uma mulher batalhadora e honesta que apesar das dificuldades nos ensinou o valor da vida.
Edélcio José de Camargo Ipanema (Céu)Estará expondo seus desenhos e ministrando cursos no Centro de Estudos Iluminattis a partir do mês de novembro.
Venha apreciar e aprender a fazer seus primeiros traços com quem aprendeu na escola da vida e agora pode passar com propriedade tudo que aprendeu de modo prático e divertido.
Inscrições abertas.


Baixar o arquivo: 5.474 Kb

0 comentários:

    Siga Este Blog !

    kronycs Downloads
    Master of Draw